A eficiência energética consiste em melhorar o uso das energias, reduzindo o consumo das energias provenientes de combustíveis fósseis. Ou seja, gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais, minimizando o impacto ambiental.
Como? Utilizando as energias renováveis como fonte de energia para iluminação, aquecimentos de água, climatização central e aquecimentos de piscinas.
O que são as energias renováveis?
Provêm de recursos naturais, no entanto, é importante entender que há recursos que são retirados da natureza mas não são renováveis, como o carvão, o petróleo…
As energias renováveis são:
- O sol, a energia solar é convertida em energia através de painéis solares fotovoltaicos ou térmicos. A instalação de painéis solares pode ajudar a poupar cerca de 60% do consumo energético, claro, dependendo sempre da sua forma de consumo.
- O vento, é convertido na chamada energia éolica, através de turbinas ou aerogeradores.
- Os rios, mar e ondas também podem ser convertidos em energia elétrica, através de, por exemplo, barragens.
- Existe também, a energia geotérmica, provém da energia da terra e pode ser convertida em calor para aquecimento central e das águas.
Qual a importância das energias renováveis?
O interesse nas energias renováveis aumentou imenso nos últimos anos e tem sido tema de conversa, isto porque as pessoas têm cada vez mais consciência que os combustivéis fósseis são limitados e que é necessário reduzir os gases com efeito estufa, que são gases bastante nocivos para a atmosfera e dão origem a alterações climáticas.
É necessário combater o aquecimento global para travar as alterações climáticas e a subida do nivel da água do mar. O uso das energias renováveis é uma das medidas para esse combate, juntamente com o acordo de Paris que tem como objetivo manter o aquecimento global abaixo dos 2ªC.
Outra das medidas tomadas é a substituição dos veículos a combustível por veículos elétricos pois não emitem gases nocivos. Portugal tem algumas medidas para incentivar a aquisição destes veículos mas, infelizmente, ainda não é uma medida ao alcance de todos.
Por exemplo, se abater o seu veículo antigo para adquirir um veículo elétrico, pode ter um incentivo até 6,500€. Estão também isentos do pagamento do Imposto Automóvel e do Imposto Único de Circulação. No caso de empresas, existem benefícios fiscais. As despesas com veículos elétricos têm isenção fiscal em sede de IRC.
Como melhorar a eficiência energética de uma habitação.
Pode fazer um projeto de eficiência energética, na sua implementação existem várias etapas e aqui está a explicação de cada uma delas:
Primeiro, é realizada uma avaliação energética no espaço onde o projeto vai ser implementado. Esta avaliação é realizada através de um pré-diagnóstico ou de um diagnóstico energético.
Normalmente são feitos os dois, primeiro o pré-diagnóstico, onde são estudadas as várias oportunidades e soluções e, de seguida, o diagnóstico energético onde são apresentadas, mais detalhadamente, as ações mais importantes e que fazem mais sentido para o cliente.
Pode também recorrer a uma Carta de Intenções/Autorização de serviços, onde são feitas as etapas já referidas, de modo a serem identificadas as possiveis ações de redução de consumo e é feito um critério de viabilidade económica. Isto implica um Contrato de Performance entre o cliente e uma ESCO(empresa de serviços de energia), onde a ESCO ficará encarregue de todos os recursos técnico e financeiros.
Se não for feito um Contrato de Performance, a ESCO fica encarregue da parte técnica, e o cliente da parte financeira.
Avança-se, então, para a implementação dessas acções. Fazem-se os procedimentos do projeto executivo, serviços de instalação, procede-se á compra de equipamentos de melhor desempenho energético e elimina-se os desperdícios de energia.
Depois de tudo implementado, faz-se as medições e verificação dos resultados.
Se não tem disponibilidade económica para efetuar este projeto, aqui estão algumas medidas para que possa começar já a poupar energia.
Para além de estar a ajudar o ambiente estará também a poupar na sua fatura de energia, para isso, basta que comece já a implementar algumas destas medidas.
- Existem umas fitas para calafetar portas e janelas, pode comprá-las em qualquer estabelecimento de materiais bricolage. Basta aplicá-las á volta das portas e janelas para evitar a entrada de ar, assim, aumenta a temperatura no inverno e baixa no verão.
- Isole as caixas dos seus estores com a solução de isolamento térmico e acústico Termoflex, altamente eficiente e versátil.
- Coloque espuma isolante em redor dos tubos e fios elétricos.
- Troque os filtros de ar dos desumidificadores e do ar condicionado, de acordo com as recomendações do fabricante.
- Troque as suas lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, gastam muito menos energia e duram muito mais.
- Arranje todas as fugas de água que tem em casa, pode parecer pouco, mas por mês pode chegar até aos 165 litros de desperdicio.
- Substitua os seus aparelhos antigos por equipamentos com o selo Energy Star.
- Desligue os cabos de alimentação dos aparelhos que não estiver a utilizar.
- Substitua as borrachas vedantes do frigorífico e do congelador.
- Use as máquinas de lavar apenas quando estiverem cheias e, quando utilizar, utilize no programa económico.
- Aproveite ao máximo a luz do sol e evite ligar as lâmpadas durante o dia.
- Aproveite a água do duche e do lavatório para situações em que não necessite da água potável, como por exemplo, o uso do autoclismo.
- Enquanto está á espera que a água do seu banho aqueça deixe-a a correr para dentro de um balde e aproveite essa água.
- Instale redutores de fluxo de água nas suas torneiras.
- Não deixe o ferro de engomar ligado se parar de passar durante alguns minutos.
- Não coloque alimentos quentes no frigorífico, se o fizer, o frigorífico irá consumir mais energia para arrefecer rapidamente os alimentos.
- Não deixe carregadores nas tomadas, apesar de não estar ligado a nenhum aparelho, continua a consumir energia, ou então se estiver ligado a uma extensão com botão de energia, desligue-o.
- Melhore o isolamento do seu pavimento,paredes, portas e janelas. Uma solução ótima e económica são as películas de proteção solar.
O que são películas de proteção solar?
As películas de proteção solar são películas eficiência energética cada vez mais solicitadas, muito inovadoras e que aportam muitas vantagens. Isolam do frio no inverno e, no verão, reduzem a transmissão do calor e dos raios UV e, por isso, são uma ótima alternativa aos equipamentos de climatização. Ou então, mesmo que queira usar estes equipamentos á mesma, como as películas de proteção solar ajudam a manter a temperatura interior, não é necessário um esforço tão grande por parte dos equipamentos.
- Como filtram a entrada dos raios UV, estas estas películas para vidros protegem também os seus móveis, cortinas e carpetes do envelhecimento e desbotamento devido á incidência da luz solar.
- Mantêm a sua segurança em caso de vandalismo, pois evita que caso quebrem a sua janela, você leve com os estilhaços pois mantém os mesmos unidos.
- Melhoram também a estética da sua habitação, pois há muitos modelos decorativos que você pode escolher de acordo com a sua fachada.
- E, claro, protegem também a sua privacidade pois evita que, quem passa, consiga ver para o interior da sua habitação.
- São fáceis de limpar, pode limpar com um pano húmido ou até mesmo com um esfregão, pois são resistentes aos riscos.
As películas de proteção solar são uma solução económica para ajudar a melhorar a eficiência energética da sua casa e não requerem constante manutenção.
A instalação destas películas devem ser feitas por profissionais treinado. Se tentar fazer sozinho, pode haver o risco de formar bolhas e vincos. Os aquecedores e ar condicionado devem estar desligados na altura da instalação.
Depois de instaladas, levam cerca de 30 dias para secar a 100%, até lá deve evitar lavar com panos molhados, passe apenas com um pano seco.
Estas películas são bastante económicas e não requerem constante manutenção, quando quiser trocar também não vai ter dores de cabeça, pois são facilmente removíveis.
Se todos fizermos um pouco, algo grande acontece!